O armazém automatizado tem se tornado uma grande realidade para muitas empresas. O objetivo principal dessa automatização é agilizar as operações de receber, processar, identificar e enviar as mercadorias, a fim de conseguir uma distribuição mais efetiva e com menor número de devolução.
Aos poucos, já podemos identificar grandes mudanças que essas tecnologias trouxeram para o ambiente de trabalho e como elas transformaram a forma que trabalhamos dentro de um centro de distribuição.
Para você entender melhor como esse conceito funciona, a SINOVA separou 05 benefícios que a sua empresa terá com um armazém automatizado e alguns dos sistemas mais utilizados nos dias hoje. Veja abaixo:
• Máxima velocidade
Graças à alta tecnologia presente nos sistemas de automação, é possível identificar (quase instantaneamente) todos os locais, produtos e itens que necessitam de uma determinada ação ou atividade, aumentando, assim, a velocidade da produção.
Além disso, os sistemas de automação de armazém otimizam rotas, maximizam a produtividade durante o processo de recuperação do produto e identificam os atrasos e as falhas de produção, corrigindo-os de forma precisa.
• Melhor aproveitamento do espaço
Os sistemas de automação maximizam o espaço do armazém automático, através de tecnologias capazes de completar tarefas de recuperação e armazenamento do produto. Dessa forma, é possível reduzir a necessidade de corredores largos, geralmente utilizados para acomodar paletes, equipamentos de grande porte, entre outros.
Além disso, vale lembrar que muitos desses sistemas apresentam considerável vantagem na hora de mudança de layout, ou até mesmo na mudança de planta, pois absorve estas alterações sem gerar gastos nem grandes esforços operacionais.
• Mais segurança
Quando temos funcionários conduzindo mercadorias dentro de um armazém, é bastante comum que aconteça certas colisões, seja em colaboradores ou até mesmo em outros equipamentos da instalação.
Hoje em dia, muitas tecnologias do armazém automatizado possibilitam que o produto seja transportado, sem o auxílio do trabalhador. Com isso, é possível reduzir o tráfego de pedestres e equipamentos dentro do local, garantindo maior proteção e conforto para todos ali presentes.
Além disso, vale destacar que, com a automatização industrial, é possível diminuir a contaminação da carga, pois ela não estará exposta à manipulação humana. Ou seja, mais segurança também para o seu produto.
• Melhor contagem do estoque
Ao automatizar os processos dentro do armazém, consequentemente você irá reduzir erros humanos. Isso porque as tecnologias da automação são desenvolvidas justamente para desempenhar suas funções com o máximo de precisão.
Dessa forma, é possível agilizar o gerenciamento de estoque, permitindo contagens mais precisas e dados de inventário relacionados.
• Redução de custo
Aqui, podemos nos referir em diversos fatores que contribuem para a diminuição de custos. Primeiro, com o armazém automatizado, não serão necessários operadores para realizarem as atividades da indústria. Dessa forma, existe uma diminuição no valor da mão de obra.
Além disso, podemos destacar que, quando acontece alguma falha humana durante o processo produtivo, isso gera um custo adicional para a empresa. Com softwares e tecnologias capazes de automatizar esses processos, isso não acontece.
Conheça algumas das soluções tecnológicas disponíveis
Hoje em dia, existem diversas soluções tecnológicas capazes de deixar o armazém automatizado, melhorando, assim, sua eficiência. Nós separamos 03 delas. Veja abaixo:
• Software de gestão e controle
O uso de softwares de gestão e controle possibilita um registro de entrada da carga, atribuindo uma localização e dando seguimento até a sua saída. Essa tecnologia permite usar melhor o espaço de armazenamento, garante a confiabilidade dos dados sobre as mercadorias e facilita o manejo e rastreabilidade dos produtos.
• Pick to Light, ou PTL
Destinadas à separação de pedidos, a tecnologia Pick to Light, ou PTL, permite que o operador saiba, de forma rápida e intuitiva, a localização e a quantidade exata da operação a ser executada. Esse sistema é guiado por luzes de LED e displays, que acendem para indicar o artigo a ser abastecido e a quantidade do mesmo.
• Sistema AGV
O sistema AGV (veículos autoguiados) consiste em rebocadores ou empilhadeiras que realizam o transporte de produtos, de forma autônoma, dentro do armazém. Sua navegação se dá por meio de fitas e leitores magnéticos, óticos, sistema a laser e navegação natural (SLAM), na qual o AGV segue uma trajetória traçada e programada no software de gerenciamento.
Essa tecnologia garante um transporte totalmente seguro, rápido e eficaz, evitando erros humanos e agilizando os processos produtivos da indústria.
Quer conhecer um pouco mais sobre o veículo autoguiado? Entre em contato com um de nossos especialistas!
Até a próxima.
Leia também:
– Interação Robótica em Processos Produtivos