A logística de qualquer empresa é fundamental para o sucesso da operação. Sendo assim, é importante investir nessa área para potencializar resultados e trazer benefícios diversos para o seu negócio. Hoje, a melhor alternativa para alcançar esse objetivo é através da automação dos processos logísticos.
Como o próprio nome já diz, o conceito sugere automatizar os procedimentos através de softwares, ferramentas e tecnologias que irão auxiliar, de modo geral, no trabalho dos funcionários do setor.
Dentro da operação de uma empresa existem inúmeros detalhes que precisam ser realizados para que tudo ocorra dentro da normalidade, garantindo qualidade, segurança e satisfação dos clientes. E sem o apoio da tecnologia, fica praticamente impossível efetuar isso.
Veja a seguir 03 motivos principais para investir na automação dos processos logísticos da sua empresa:
A primeira grande vantagem da automação dos processos logísticos é o aumento da produtividade. Quando uma empresa é automatizada, consequentemente boa parte dos procedimentos, técnicas e atividades deixam de ser manuais. Dessa forma, as tarefas mais simples são realizadas sem perda de tempo, o que ajuda gestores e colaboradores a serem mais produtivos.
Além disso, com as atividades otimizadas e sob controle, a indústria pode gerenciar os seus produtos, etapas e atendimento ao cliente da melhor maneira possível, dedicando-se de forma estratégica e investindo seu tempo para trazer inovações e melhorias no que for necessário.
Assim como em qualquer outro lugar, o erro dentro do processo logístico pode ser irremediável. Desde falhas mais simples, até as mais graves, elas comprometem a satisfação do cliente final e a competitividade da empresa. Por isso, é fundamental eliminar (ou pelo menos reduzir) a ocorrência de erros.
E é exatamente isso que a automação é capaz de fazer. Com a eliminação da necessidade de realizar os processos manualmente, muitas etapas, lentas e burocráticas, assumem uma performance mais tecnológica, passando a ser desenvolvidas por sistemas inteligentes e menos suscetíveis a erros.
Além disso, a necessidade de retrabalhos também diminui, pelo fato de não ser mais necessário retificar os problemas.
Por fim, o terceiro grande benefício ao investir na automação dos processos logísticos é a redução de custos. Isso porque, quando aumentamos a produtividade e eficiência, e reduzimos os erros e desperdícios, consequentemente também diminuímos o custo com retrabalhos e atividades desnecessárias.
Sendo assim, pode-se dizer que adotar uma ferramenta tecnológica, possibilita também um ótimo custo-benefício para a empresa, visto que, com a economia gerada, o investimento pago pode ser recuperado futuramente.
Além disso, vale lembrar que com essa automação é possível realocar os operários para exercerem atividades em outros locais da empresa. Sendo assim, não há a necessidade de contratar novos colaboradores, diminuindo o custo com funcionários.
Equipamentos para automação dos processos logísticos
Para garantir uma automação eficaz, é indispensável o uso de equipamentos adequados que facilitam a operação. Uma dessas tecnologias que ganhou bastante destaque nos últimos anos é o sistema AGV.
Desenvolvido para movimentar-se de forma automática, o AGV é um aparelho de transporte que se desloca pelo centro logístico para realizar uma determinada atividade, seja ela transportar uma mercadoria até um corredor, ou até mesmo prestar atendimento sequenciado para as operações de montagem.
Para isso, ele recebe os comandos, desenvolvidos por um sistema, e realiza sua função de forma extremamente rápida, correta, eficaz e segura.
Quer se aprofundar um pouco mais nessa tecnologia? Baixe nosso e-book grátis e confira 10 benefícios ao otimizar a operação da sua indústria com o sistema AGV.
Leia também: