Em um mercado tão competitivo como o que estamos inseridos, reduzir custos e oferecer um produto final de qualidade, torna-se indispensável para a maioria das empresas. Diante disso, também surge uma questão que merece importância: como reduzir erros na indústria e aumentar a produtividade dentro da empresa?
Pequenas falhas humanas, problemas e retrabalhos podem atrapalhar o processo de fabricação e comprometer o resultado do seu negócio. Por isso, devemos nos atentar a detalhes pequenos, mas extremamente importantes, que farão toda diferença para sua indústria.
Pensando nisso, a SINOVA preparou esse conteúdo com algumas dicas para te ajudar nessa missão e evitar erros em sua produção. Acompanhe!
A integração e sintonia entre os setores de uma indústria são fundamentais para minimizar erros, falhas e retrabalhos. A comunicação adequada garante que todos os processos estejam uniformes e dentro do parâmetro, proporcionando uma linha de produção eficaz e segura.
Caso a comunicação de uma empresa seja ineficiente, certamente ela enfrentará problemas graves no processo de fabricação, como, por exemplo, uma demanda mal planejada, dificuldades de lidar com a estocagem, compras desnecessárias, questões logísticas, entre outros.
Uma ótima maneira de melhorar essa situação, é optar por softwares de gestão que facilitam a integração entre os setores de forma automática. Assim, cada gestor poderá acompanhar as suas demandas e direcioná-las para os responsáveis adequadamente.
Outra maneira de como reduzir erros na indústria é capacitar sua mão de obra. Oferecer treinamentos e possibilidades de crescimento para os seus funcionários é fundamental para manter a qualidade na empresa. Uma mão de obra inexperiente e despreparada pode ser responsável por falhas e problemas em todos os setores responsáveis, prejudicando a qualidade final do produto.
Quanto mais informações os colaboradores tiverem, como regras de segurança, funcionamento do equipamento, parâmetro de qualidade, entre outros, melhor será o trabalho executado por eles.
E lembre-se, todos os funcionários merecem treinamentos, sem exceção, desde líderes e gestores, até os encarregados da linha de produção.
Manter os equipamentos em um bom estado de conservação é essencial para que a sua produção não sofra com paradas e interrupções imprevisíveis.
Infelizmente, ainda existem muitos gestores que não possuem um planejamento de manutenção preventiva e que fazem os ajustes e correções apenas quando algum aparelho para de funcionar.
Obviamente, contar com equipamentos modernos e recentes também ajuda a evitar problemas. Porém, a manutenção preventiva tem como principal objetivo prevenir, reduzir ou até mesmo impedir que aconteçam falhas no desempenho desses maquinários.
A correção ou implantação de um layout adequado proporciona mais segurança, conforto aos trabalhadores e produtividade, por isso ele é uma ótima alternativa de como reduzir erros na indústria.
Ele é capaz de beneficiar a produção em geral, devido à disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, pontos de armazenamento, entre outros fatores envolvidos no processo.
Um layout industrial correto garante uma melhor utilização da área disponível, um fluxo de trabalho mais eficiente e uma grande facilidade na gestão das atividades. Consequentemente, a quantidade de problemas e falhas no processo produtivo diminui, tornando esse fator indispensável dentro de uma operação.
Para cada tipo de indústria existe um layout mais ou menos interessante. Cabe a empresa avaliar qual será o melhor modelo a ser adotado em sua planta. A baixa produtividade e o excesso de erros podem indicar que o seu layout não está adequado a sua produção.
A tecnologia é uma grande aliada na hora de padronizar os seus processos, melhorar o controle de qualidade, agilizar a sua produção e evitar falhas, sendo uma ótima maneira de como reduzir erros na indústria. Um dos itens mais importantes a considerar é o uso do sistema AGV.
O veículo autoguiado trata-se de um equipamento capaz de transportar cargas, produtos e mercadorias pelo interior da fábrica, de forma totalmente automática. Essa tecnologia tem inúmeras aplicações dentro das indústrias e pode tornar os seus processos produtivos muito mais otimizados, reduzindo os seus custos, erros e aumentando a sua produtividade.
Caso queira conhecer um pouco mais sobre os AGVs e quais as vantagens que eles podem trazer para sua empresa, a SINOVA preparou um e-book bem bacana compartilhando 10 benefícios ao otimizar a operação da sua indústria com essa tecnologia. Baixe agora mesmo e aproveite!
Como você percebeu, o sistema AGV ajuda a reduzir a quantidade de erros e de problemas na sua linha de produção, aumentando a qualidade do produto final e diminuindo o retrabalho na operação. Se você possui alguma dúvida, ou queira receber mais informações sobre o assunto, entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas!
Até a próxima. (:
Leia também:
– Entenda a importância da automação logística para sua empresa