O veículo autoguiado (Automatic Guided Vehicle) realiza o transporte de mercadorias, produtos e materiais de forma automática, ou seja, sem a necessidade de um operador em sua operação. A implantação do AGV contribui para o aumento da produtividade e lucratividade da empresa, como também para a diminuição de acidentes de trabalho.
Por esses motivos, essa tecnologia está em constante avanço no mercado industrial, sendo utilizada para diversos fins e em diferentes aplicações.
Porém, aquela empresa que decide implantar esse sistema em sua linha de produção precisa atentar-se em alguns detalhes fundamentais. Veja abaixo quais são eles:
Tipos de AGV
O primeiro passo para realizar a implantação do AGV é identificar qual veículo é o mais adequado para sua indústria. Atualmente, existem 05 modelos principais que são utilizados. São eles:
AGV com Mesas de Transferência: utilizado para transferir uma carga através de mesas de rolos, correntes ou esteiras. Ideal para centros logísticos e linhas de produção, esse veículo é equipado com funções de rotação e elevação.
AGV com Plataforma: muito utilizado na produção e montagem de automóveis, esse AGV conta com dois modelos para atender as necessidades da linha de produção: o AGV com Plataforma Dedicada e o AGV com Plataforma Elevatória.
AGV Arraste: veículo capaz de mover mercadorias de diferentes tamanhos e pesos pelos corredores do centro logístico, possui engate e desengate automático, além de troca automática do carrinho de arraste.
AGV Rebocador: muito semelhante a uma locomotiva puxando os vagões, o AGV Rebocador realiza o transporte de uma ou mais carretas até o ponto de uso nas linhas de produção. Ele possui uma capacidade de carga de até 4 toneladas, engate manual e desengate automático.
AGV Empilhadeira: muito utilizado na movimentação de paletes, racks e bobinas, esse tipo de AGV é capaz de se deslocar com precisão em corredores estreitos e posicionar as cargas nas estruturas desejadas dentro do armazém. Assista ao vídeo abaixo e veja como essa tecnologia funciona na prática:
Caso queira conhecer um pouco mais sobre cada tipo de AGV, visite nosso canal do YouTube e confira mais vídeos sobre essa tecnologia.
Sistemas de navegação
Após definir o melhor tipo de veículo autoguiado para a sua indústria, outro detalhe muito importante precisa ser levado em consideração na implantação do AGV: o sistema de navegação.
Assim como os tipos de veículos autoguiados, existem vários sistemas de navegação dos AGVs. As mais comuns são:
Guiamento Ativo Indutivo: cabos embutidos no piso, ativados com frequência de 7 a 12 kHz
Guiamento Ótico: fita aplicada ou pintada sobre o piso com 25 mm de largura.
Guiamento por Espelhos: espelhos refletores estrategicamente instalados ao longo do circuito.
Guiamento por Contorno: sensores ópticos-eletrônicos a laser instalados no AGV.
Cada um deles é desenvolvido especificamente para atender as necessidades das mais variadas indústrias, podendo adaptar-se com o layout e ambiente em que está inserido. A escolha deverá ser feita a partir de alguns pontos analisados pela empresa, como as necessidades requeridas e as atividades em si.
Layout da área fabril
A análise do layout também é fundamental para a implantação do AGV. Dependendo do tipo do veículo autoguiado e do sistema de navegação que será utilizado, existe a necessidade de realizar algumas adaptações no ambiente.
Porém, vale destacar que esse sistema apresenta considerável vantagem na hora de mudança de layout, pois absorve essas alterações sem gerar gastos nem grandes esforços operacionais.
Esta vantagem é ainda maior se o sistema for de navegação a laser, que não exigirá alterações na infraestrutura do prédio, somente sendo necessário reposicionar os espelhos e reconfigurar o layout no software.
Tecnologias da Automação Industrial
Para melhor eficiência na implantação do AGV, devemos contar com uma aliada extremamente importante: a tecnologia. Através dela, todos os sistemas passam a trocar informações entre si, de forma autônoma, tomando decisões de produção, custo, contingência e segurança, através de um modelo de inteligência artificial.
Para isso, novas tecnologias para a Automação Industrial foram criadas e fazem parte desse processo. As principais são:
Uso do Protocolo IPV6 (ampliação dos pontos de conexão IP de todos Devices);
Uso do Wireless (ampla utilização de redes sem fio);
Uso de Virtualização (criação de diversos computadores a partir de softwares);
Uso de Cloud (as informações estarão na Nuvem – compartilhada);
Uso do Big Data (todas as informações reunidas, de forma dinâmica para tomada de decisões);
Uso de RFID (todo movimento de materiais é rastreado com todas as informações).
Capacitação para os funcionários
Por fim, a implantação do AGV conta com mais uma etapa extremamente importante: a capacitação dos funcionários.
Por se tratar de uma tecnologia totalmente inovadora, é necessário adquirir um conhecimento técnico do aparelho, softwares e ferramentas que fazem parte do sistema. Para isso, são oferecidos cursos e treinamentos específicos, além de um manual operacional e de manutenção.
O que achou desse material? A SINOVA é uma empresa especializada em veículos autoguiados que, há mais de 15 anos, oferece soluções customizadas para desenvolvimento de projetos, a fim de atender às expectativas dos nossos clientes.
Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia, entre em contato com um de nossos especialistas!
Até a próxima.
Aproveite também e baixe o nosso material gratuito com 10 benefícios ao otimizar a operação da sua indústria com tecnologia AGV.