Apesar do transporte de mercadorias ser uma tarefa extremamente comum dentro de armazéns e centros logísticos, existem diversos riscos na atividade de movimentação de cargas que podem prejudicar tanto o trabalhador, quanto o estoque de produtos, principalmente quando esse trabalho é realizado de forma manual, ou seja, feito por um ser humano.
A obrigação de qualquer empresa é evitar esses possíveis acidentes e garantir a segurança de todos ali presentes. Para isso, algumas medidas devem ser tomadas por parte da companhia.
A seguir, veja 05 riscos na atividade de movimentação de cargas que podem acontecer na sua indústria e logo depois, como impedi-los.
No interior de uma fábrica existem diversos equipamentos, seja para realizar o transporte de uma mercadoria, ou até mesmo para a fabricação de um produto. Dessa forma, quando o processo da movimentação de cargas está sendo realizado por um funcionário, é possível que haja colisões entre as máquinas, prejudicando não apenas o aparelho em si, como também toda a cadeia produtiva.
Sem dúvidas, esse ponto é que mais merece atenção em relação aos riscos na atividade de movimentação de cargas. Infelizmente, existem diversos relatos de atropelamento de funcionários por veículos conduzidos manualmente. Além de ser um acidente gravíssimo de trabalho, essa situação pode ficar ainda mais complicada quando vítima vem a falecer, na qual a empresa poderá responder por um homicídio culposo, sem a intenção de matar.
Outro risco bastante comum na movimentação de cargas é a queda da mercadoria e do próprio funcionário. A primeira situação ocorre principalmente quando o produto está instável ou mal colocado no veículo. Já a segunda, geralmente é causada pela falta do uso do cinto de segurança, um item obrigatório e previsto nas normas de segurança.
O excesso de velocidade é uma situação bastante comum dentro de uma operação. Muitas vezes, os colaboradores conduzem os veículos de forma mais rápida do que o recomendado, a fim de agilizar o processo de produção. O grande problema é que esse excesso pode causar grandes acidentes, como colisões e até mesmo o desequilíbrio do aparelho.
Por fim, outro risco bastante comum na movimentação e transporte manual de cargas é a perda total do aparelho. Caso o funcionário não faça o uso correto do veículo, ele pode apresentar danos ao longo do tempo e simplesmente parar de funcionar. Além de atrapalhar o processo produtivo da operação, esse risco também traz altos custos para a empresa, que terá que comprar novos equipamentos para a equipe.
Como prevenir todos esses riscos?
Vale lembrar que esses riscos na atividade de movimentação de cargas podem acontecer por diversos motivos: funcionário sem experiência, veículo mal conservado, layout não adaptado, falta de sinalização, distração, perda do controle do equipamento, entre outros.
Pensando nisso, nós separamos algumas medidas para evitar esses acidentes. Veja quais são elas:
Em primeiro lugar, é fundamental que o transporte da carga seja realizado por um funcionário devidamente qualificado e que tenha formação específica para tal atividade. Sendo assim, ofereça cursos e treinamentos que ensinem os procedimentos de manuseio e as normas de segurança para sua equipe. Assim, você contará com profissionais preparados, favorecendo o seu desempenho e evitando a ocorrência de acidentes.
Manter os equipamentos em bom estado de conservação também é fundamental para evitar esses riscos na atividade de movimentação de cargas. Faça manutenção preventiva, realize revisões, controle e monitore os dispositivos de forma periódica para evitar ou reduzir a incidência de falhas.
A tecnologia pode se tornar uma grande aliada nesse quesito. Hoje em dia, existem diversas ferramentas, softwares e sistemas que ajudam não apenas na segurança, como também na produtividade do seu negócio.
Uma que está ganhando bastante espaço no setor industrial é o veículo autoguiado. O sistema AGV realiza o transporte de produtos, cargas e mercadorias de forma totalmente automática, rápida e segura, sendo capaz de levantar, carregar, descarregar, armazenar e entregar materiais sem a necessidade de condutores.
Eles foram desenvolvidos especialmente para atender às operações da indústria, adequando-se perfeitamente a esse ambiente, com máquinas versáteis e que atendem a uma vasta gama de tarefas.
Além de extremamente precisos, o equipamento consegue se mover por espaços apertados, manobrar com habilidade superior às mãos humanas e conta com scanners a laser de segurança que detectam objetos e pessoas ao seu redor. Ou seja, máxima segurança e proteção para a equipe e também para a mercadoria.
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e como ela pode transformar a sua indústria, a SINOVA preparou um conteúdo bem bacana que vale a pena conferir! Para acessar, basta fazer o download do material.
Possui alguma dúvida ou gostaria de receber mais informações? Entre em contato com a SINOVA! Há mais de 15 anos, oferecemos soluções customizadas em sistemas AGVs e levamos tecnologia e inovação para os mais variados setores da indústria. Fale com um de nossos especialistas e aproveite!