Sistemas AGVs personalizados para sua indústria

Sistemas AGVs personalizados para sua indústria

O veículo autoguiado (AGV) é uma poderosa tecnologia que foi projetada para transportar mercadorias de forma autônoma e automática dentro do estabelecimento, conectando diversas máquinas entre si em um ambiente de fábrica.

Atualmente, os AGVs (ou LGVs – Laser Guided Vehicles) foram integrados nos mais variados processos produtivos e são utilizados não apenas para a movimentação, transferência e armazenamento de produto, mas sim para otimizar o tempo de produção, poupar energia, melhorar o espaço na logística empresarial, além de aumentar a segurança na movimentação das cargas.

A grande vantagem dessa tecnologia é o fato dela não precisar da presença de um operador para o seu funcionamento, além da fácil instalação que ela possui. Por isso, a soma desses fatores garante um grau elevadíssimo de flexibilidade no momento em que for preciso ampliar a rede.

Da mesma forma que existem diferentes indústrias com diferentes atividades que compõem o processo de construção de uma peça ou de um produto, existem também diferentes tipos de veículos autoguiados que irão se adaptar de acordo com o uso requerido e o setor: de garfos, rolos, com plataforma, para movimentação de meios pesados, para movimentação de paletes no setor final da linha produtiva, entre outros.

Sendo assim, para cada necessidade é desenvolvido um projeto do sistema AGV totalmente personalizado para aquele ambiente, sempre levando em consideração o layout da fábrica, o tipo de guiamento que melhor se encaixa com o LGV e, claro, o resultado final esperado pelo cliente.

A seguir, iremos compartilhar os principais tipos de navegação, assim como os veículos autoguiados mais utilizados na indústria. Acompanhe!

 


Tipos de veículos autoguiados

  • AGV Arraste

Extremamente útil dentro da operação, o AGV Arraste é um equipamento que “arrasta” cargas de diferentes tamanhos e pesos pelos corredores do centro logístico. Ele possui engate e desengate automático, além de troca automática do carrinho de arraste, oferecendo grande flexibilidade nas funções de limitação dimensional.

  • AGV com Mesas de Transferência

Ideal para centros logísticos e linhas de produção, o AGV com Mesas de Transferência é utilizado para transferir uma carga através de mesas de rolos, correntes ou esteiras, sendo equipado com funções de rotação e elevação.

  • AGV Empilhadeira

O AGV Empilhadeira é capaz de se deslocar com precisão em corredores estreitos e posicionar as cargas nas estruturas desejadas dentro do armazém. Esse tipo de veículo autoguiado é muito utilizado para movimentar paletes, racks e bobinas. Veja abaixo como ele funciona na prática:

 

 

  • AGV Rebocador

Muito semelhante a uma locomotiva puxando os vagões, o AGV Rebocador realiza o transporte de uma ou mais carretas até o ponto de uso nas linhas de produção. Ele possui uma capacidade de carga de até 4 toneladas, engate manual e desengate automático. A grande vantagem desse AGV é que ele consegue movimentar mais cargas de uma única vez do que uma empilhadeira convencional.

  • AGV com Plataforma

Muito utilizado na produção e montagem de automóveis, o AGV com Plataforma eleva e ajusta a altura de forma automática, realizando a movimentação de motores, eixos, peças de caminhões, entre outros.

  • LGV Clamp para Bobinas

O LGV Clamp para Bobinas é um novo modelo de veículo autoguiado totalmente exclusivo da SINOVA. Com máxima precisão e segurança na movimentação de cargas, o equipamento possui uma garra capaz de segurar objetos de até três toneladas e alocá-los na posição desejada, sem oferecer qualquer risco aos colaboradores e mercadoria.

O equipamento também pode ser chamado de LGV Garfo Prismático e conta com diversas ferramentas e funcionalidades que asseguram o seu uso, como gerenciamento on-line das atividades, sistema de análise de dados integrada (Analytics), sensor de segurança, reconhecimento de pessoas, sistema de carga de bateria automatizada e sistema de guiamento a laser.

Para conhecer mais detalhes dessa tecnologia inovadora, entre em contato com um de nossos especialistas!

 


Tipos de guiamento do sistema AGV

  • Guiamento Ativo Indutivo: esse tipo de navegação do AGV funciona através de cabos embutidos no piso formando as trajetórias dos veículos. Os cabos são percorridos por corrente eléctrica de frequência de 7 a 12 kHz.
  • Guiamento Ótico: o guiamento ótico caracteriza-se por uma fita aplicada sobre o piso. No AGV existe um sensor na parte de baixo no veículo para detecção dessa linha. Esse sistema pode ser utilizado em ambientes escuros, através da iluminação IV.
  • Guiamento a Laser: o guiamento a laser funciona através de espelhos refletores instalados ao longo do circuito que servem de referência para determinar a posição do veículo. O sensor consiste num laser instalado na parte superior do AGV, que mede sua distância e ângulo.
  • Guiamento por Contorno: o guiamento por contorno consiste em sensores óptico-eletrônicos a laser instalados no AGV. Esses sensores fazem um mapeamento do local e guardam essa informação no próprio veículo, o que lhe permite mover-se de forma autónoma, sem que haja necessidade de introduzir alterações na infraestrutura do edifício.

Como você percebeu, existem diversos tipos de LGVs, com diferentes tecnologias e funcionalidades. Para atender a necessidade de cada indústria, é desenvolvido um projeto totalmente customizável que irá analisar cada detalhe e informação do planejamento, como o layout da fábrica, o tipo de carga que deverá ser transportada, entre outros.

A SINOVA é uma empresa referência nacional em movimentação e manufatura, na tecnologia AGV. Nossos veículos autoguiados fornecem um aumento mensurável na produtividade, além de flexibilidade aprimorada e controle total da logística em ambientes complexos e dinâmicos.

Com soluções personalizadas, oferecemos suporte a ambientes de trabalhos seguros, reduzindo custos operacionais e otimizando o uso do espaço. Entre em contato com um de nossos especialistas e encontre o melhor sistema AGV para a sua necessidade.

 

 

 

mercado da automação industrial
Veículos Autoguiados: estimativa de mercado da automação industrial
22 de dezembro de 2020
automação industrial
05 motivos para você investir na automação industrial
22 de fevereiro de 2021