A Scania inaugurou a uma nova fábrica, totalmente automatizada, a qual se destina a solda de cabinas para produzir a nova geração de caminhões da marca. A Sinova se sente orgulhosa por ter ajudado a implementar o conceito de indústria 4.0 na fábrica construída em São Bernardo do Campo (São Paulo).
A nova fábrica implicou um investimento de aproximadamente R$340 milhões e a solda a laser feita exclusivamente por robôs é a grande novidade. Atualmente, com as novas tecnologias implementadas, a Scania consegue produzir 25 mil cabinas por ano, em 19 modelos diferentes.
A fábrica da Scania em São Bernardo do Campo tem atualmente robôs e veículos autoguiados que conversam entre si, mostrando-se mais silenciosos e eficientes, além de serem bem mais rápidos. Uma vantagem muito maior é o fato de que agora é possível que esses robôs emitam feedbacks e elaborem relatórios, estabelecendo, assim, uma relação próxima com as equipes que trabalham na fábrica, mas também com as equipes da fábrica matriz (Suécia, Norte da Europa).
Essa comunicação só se tornou possível graças ao reconhecimento de padrões que permite que as equipes consigam antever problemas, evitando que uma máquina deixe de funcionar por conta de uma intervenção atempada.
Os robôs são capazes, também, de cruzar dados de desempenhos constantemente com o calendário da manutenção e produção da marca.
A Sinova foi a empresa que viabilizou o projeto de logística interna da fábrica de São Bernardo do Campo da Scania ao fornecer os veículos autoguiados, os quais, de acordo com Evandro Ferreira, Especialista em Qualidade da Sinova, oferecem “uma solução para movimentação de Cabines de alta tecnologia, com sistema de gerenciamento on-line”.
Também os robôs de solda foram produzidos pela Sinova e estes reduzem o desperdício de material e aquecem menos o ambiente que os anteriores, segundo declarações do gerente-executivo da Scania, Ricardo Cruz.
Assim, a Sinova esteve muito presente na implementação da inteligência artificial na Scania, especialmente no que concerne à movimentação das cabines.
A Sinova não se preocupa somente com a qualidade e eficiência dos seus produtos. A segurança de todos os que operam no local será sempre uma prioridade. De acordo com Evandro Ferreira, para a Sinova a preocupação central é a segurança, afirmando que “além de ser uma solução de melhoria produtiva muito eficaz, há toda a segurança necessária para o bem-estar dos operadores”.
É graças à tecnologia dos AVGs, veículos autoguiados, que essa segurança é assegurada, com sensores que garantem a segurança de todos os que circulam naquele espaço.
Os veículos autoguiados da Sinova atendem a norma NR-12, assim como às Normas Técnicas Internacionais, o que garante que o sistema é 100% seguro.
Como refere Evandro Ferreira, “além de fornecemos um equipamento altamente tecnológico, nos atentamos muito à qualidade do produto, tanto é que temos equipamentos em pleno funcionamento desde 2006”.
Todos os veículos autoguiados vão de encontro à segurança do operador, mas também ao seu conforto, facilitando muito o seu trabalho no dia a dia.
A Sinova não poderia estar mais orgulhosa com a sua presença forte na implementação da indústria 4.0 e inteligência artificial nas maiores marcas mundiais no Brasil.