Como otimizar o processo de armazenagem utilizando o AGV?

Saiba como funciona a navegação de um AGV
28 de outubro de 2020
What is the difference from AGV to AMR?
4 de novembro de 2020

Como otimizar o processo de armazenagem utilizando o AGV?

processo de armazenagem é um dos pilares mais importantes do setor industrial; tão importante como os cronogramas de produção ou a distribuição interna de uma fábrica. 

Uma gestão ineficiente de armazenagem não se traduz apenas num obstáculo para a melhoria interna das empresas, mas contribui também para a redução da satisfação dos clientes. 

As empresas, hoje em dia, enfrentam um ambiente altamente competitivo. Dessa forma, para que elas possam continuar a competitividade empresarial, é fundamental manter a flexibilidade e tentar reduzir, ao máximo, custos e tempo de prazos de entrega. 

Nesta postagem, vamos falar sobre um dos sistemas mais exigidos nesta nova era, aludindo à logística interna das fábricas, os AGVs (veículos autoguiados). Portanto, se você está pensando em economizar tempo e reduzir custos dentro da sua empresa — especialmente em tarefas de rotina padronizadas — este artigo pode ser bastante útil para você. 

Continue a leitura!  

O que são AGVs e para que servem 

Os AGVs vêm desempenhando um papel de liderança fundamental no setor industrial 4.0. Movimentam, carregam, descarregam, coletam materiais e muito mais, realizando essas tarefas com força e precisão que o ser humano não poderia garantir.  

Além disso, eles realizam todas essas atividades sem ter que ser guiados ou controlados por uma pessoa e, se desejado, sem interrupção à noite. São, sem dúvida, trabalhadores incansáveis e excelentes aliados no domínio do processo de armazenagem e da logística.  

E quais são as vantagens dos AGVS? 

A grande vantagem deste equipamento é o fato de não necessitar de um operador. Mas é claro, os benefícios não param por aqui. Listamos abaixo os principais: 

  • Controle de custos: os custos de um sistema AGV são muito previsíveis, enquanto as despesas de mão de obra tendem a aumentar e podem mudar rapidamente, dependendo das condições econômicas locais. 
  • Velocidade e precisão das operações: a mecânica e a ciência da computação, juntas, reduzem erros na indústria, pesagem, transporte ou outros procedimentos. O erro humano e as imprecisões são evitados. 
  • Flexibilidade: o caminho de um AGV pode ser alterado conforme as necessidades de produção e manuseio. 
  • Menos restrições: os AGVs eliminam problemas de acesso criados por transportadores e exigem menos espaço do que empilhadeiras convencionais, permitindo corredores mais estreitos. 
  • Aumento da produtividade, sem custos adicionais de pessoal: os AGVs podem operar 24 horas por dia ou à noite, eliminando o tempo de inatividade, agilizando os processos de armazenamento e logística, garantindo sempre embarques pontuais. 
  • Segurança: graças aos veículos robóticos, os trabalhadores do depósito podem evitar manobras e operações potencialmente perigosas, interagindo com as máquinas por meio de computadores, mesmo que estejam localizadas em ambientes diferentes daquele em que o AGV se locomove. 

Tipos de AGVs 

Quando se trata de AGVs tradicionais, cinco tipos de veículos são mais comumente usados. São eles: 

  1. AGV REBOCADOR 

AGV rebocador tem uma importante função dentro dos sistemas produtivos, onde pode substituir a mão de obra humana, elevando o padrão de qualidade dos produtos da empresa e gerando informações importantes para a gestão intralogística 

Principais benefícios: 

  • Segurança nos processos; 
  • Diminuição dos custos de processo de armazenagem; 
  • Gestão das informações de produção; 
  • Fácil integração com outros sistemas operacionais. 
  1. AGV ARRASTE 

Esse equipamento oferece flexibilidade nas funções de limitação dimensional, além de facilitar o processo de armazenagem. O veículo é capaz de mover cargas de diferentes tamanhos e pesos pelos corredores do centro logístico. Por isso, o sistema de transporte é extremamente útil dentro da operação, oferendo rapidez e eficiência na movimentação do material. 

Principais benefícios: 

  • Redução de acidentes de trabalho; 
  • Integração com sistemas produtivos; 
  • Gestão das informações de intralogística; 
  • Flexibilidade de layout de produção. 
  1. AGV COM MESA DE TRANSFERÊNCIA 

Esse equipamento realiza movimentos de rotação e elevação, implementando mais flexibilidade nos processos de produção em funções de transferências em esteiras.  

Principais benefícios: 

  • Maior qualidade nos produtos finais; 
  • Customizável para sua necessidade; 
  • Segurança nos processos; 
  • Alta flexibilidade nas rotas de layout. 

AGV COM PLATAFORMA 

AGV com plataforma é muito utilizado em produção e montagem de veículos e, agora, é desenvolvido para linhas de produção industriais com necessidades específicas e que exijam dinâmica nas fases dos processos. Através dele, é possível gerar importantes dados produtivos, o que torna o equipamento uma avançada solução para empresas que buscam melhorar o desempenho de indicadores de produção. 

Principais benefícios: 

  • Flexibilidade na adequação para cada necessidade; 
  • Dinâmica na função do equipamento; 
  • Redução de custos de produção; 
  • Redução de acidentes de trabalho. 

AGV EMPILHADEIRA 

AGV Empilhadeira é capaz de transportar pallets e acomodá-los nos mais diversos níveis de altura. O equipamento é muito versátil e possui fácil aplicação na indústria em geral, podendo simplesmente substituir atividades de uma empilhadeira manual, como também realizar atividades de maior risco. 

Principais benefícios: 

  • Operação em ambientes de menor espaço de manobra; 
  • Rápido e eficiente no processo de armazenagem; 
  • Diminuição significativa de custos produtivos; 
  • Totalmente customizável. 

Além dos tipos de veículos autoguiados, existem também outras classificações de acordo com sua segurança, sensores, tipos de carga, etc. Você pode saber mais aqui. 

SINOVA — Uma empresa especializada em veículos autoguiados 

Para atender aos diferentes desafios da indústria 4.0, a SINOVA tem disponível uma ampla gama de equipamentos autônomos (AGVs) que possuem um elevado nível de personalização e configuração ao processo, permitindo responder às necessidades específicas de diferentes indústrias e dos diversos setores de atividade. 

A SINOVA é considerada líder mundial em soluções de logística e processo de armazenamento, na tecnologia AGV.  

Nossos sistemas AGVs fornecem um aumento mensurável na produtividade, flexibilidade aprimorada e controle total da logística em ambientes complexos e dinâmicos.  

Além disso, nossas soluções personalizadas oferecem suporte a ambientes de trabalho seguros, reduzem os custos operacionais e otimizam o uso do espaço. 

Ao nos contratar, pioneiros com grande experiência, você estará nas melhores mãos. Trabalhamos com as mais diversas indústrias e em qualquer lugar que ocorra movimentação, separação, armazenagem e demonstração de materiais, peças e produtos.  

Portanto, se necessita de mais informações, entre em contato agora mesmo com a SINOVA para que os nossos profissionais especializados o aconselhem de forma personalizada. Será um imenso prazer ter você como cliente! 

Sugestão de leitura complementar: 

– Processo automatizado na indústria: vale a pena?