A necessidade de incorporar inovações e aperfeiçoar a tecnologia no mercado de trabalho é um fato incontestável diante das exigências impostas pelo mercado. A automação dos processos é considerada um instrumento essencial para a competitividade das empresas, oferecendo benefícios que possam se traduzir em maiores taxas de retorno financeiro.
E no Brasil, essa necessidade está ficando cada vez mais evidente e necessária.
Segundo dados divulgados em setembro de 2020, o país melhorou quatro posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com 2019, passando da 66ª para a 62ª colocação no ranking que abrange 131 países.
A classificação é divulgada anualmente, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em parceria com a Universidade de Cornell e a Insead. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), é parceira na produção e divulgação do IGI desde 2017.
Apesar dessa pequena evolução, ainda não há motivos para comemorar, uma vez que a 62ª posição é incompatível com o fato de o país ser a 9ª maior economia do mundo.
De acordo com o IGI, o país subiu no ranking em razão da queda de outros países, devido ao avanço da pandemia.
O novo coronavírus está exercendo uma forte pressão sobre os avanços na inovação, tornando-se um obstáculo para algumas empresas. Porém, mais do que nunca, a tecnologia no mercado de trabalho deve ser incentivada e aprimorada diante desse período de incertezas e de retração na economia.
Da mesma forma que as empresas possuem pouco investimento para tocar o seu negócio, elas ainda precisam buscar alternativas para sobreviverem e manterem seus funcionários. Daí a necessidade de apostar na inovação como um diferencial para sair mais forte da pandemia.
Independentemente do segmento da indústria e do setor dentro da empresa, a tecnologia é capaz de oferecer uma série de benefícios, como:
• Agilidade;
• Padronização;
• Melhoria nos processos;
• Redução de custos;
• Segurança;
• Redução de erros e retrabalhos;
• Aumento da produtividade;
• Entre outros.
Principais aplicações tecnológicas nas empresas
Independentemente do porte da empresa, o uso da tecnologia tornou-se indispensável. Para destacar-se da concorrência e tornar-se relevante em seu nicho de atuação, é fundamental melhorar os processos, produtos e serviços, através de uma operação eficiente e com qualidade.
E para isso, contamos com o apoio de diversos sistemas, softwares e ferramentas tecnológicas que proporcionam essa vantagem competitiva e auxiliam no valor agregado de seus produtos e serviços.
Veja abaixo as principais tendências para incorporar os avanços tecnológicos em um negócio:
• Internet das Coisas (IoT)
De uma forma bem simples, a Internet das Coisas tem como objetivo conectar itens que utilizamos em nosso dia a dia à rede mundial de computadores, através de sensores inteligentes e softwares. A partir dessa conexão, conseguimos
realizar uma troca de informação entre dois ou mais pontos, resultando em uma atividade mais responsiva e dinâmica.
Essa tecnologia no mercado de trabalho pode ser utilizada de diversas formas. Por exemplo, no departamento de marketing ela consegue mapear quando, onde e como um produto é consumido, diminuindo custos com pesquisas de mercado para desenvolver novos itens.
• Cloud computing
A computação em nuvem é uma tecnologia no mercado de trabalho fundamental para a implantação de diversas outras tecnologias.
Esse sistema permite que tanto o dono do negócio, como os colaboradores possam estar conectados com as operações sempre que necessário. Com isso, a empresa consegue facilitar a comunicação entre as equipes, o armazenamento de dados, o compartilhamento de arquivos, o gerenciamento da produtividade dos funcionários e diversas outras funcionalidades que se tornam benefícios para o negócio.
• Veículos Autoguiados
Os veículos autoguiados também se tornaram grandes aplicações tecnológicas nas empresas. De acordo com um novo estudo conduzido pela Grand View Research, o mercado global de AGVs foi avaliado em US$ 3,0 bilhões em 2019, e deve obter uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14,1% de 2020 a 2027.
Esse cenário é resultado dos grandes benefícios que esse sistema oferece e, por isso, se tornaram amplamente adotados pelas empresas. Sua alta tecnologia, permite que o equipamento realize suas atividades, sem quebra de desempenho, contribuindo diretamente na eficiência da movimentação de materiais e no aumento da produtividade, trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de paradas.
O que achou desse conteúdo? Possui alguma dúvida ou gostaria de receber mais informações? Entre em contato com a SINOVA! Há mais de 15 anos, oferecemos soluções em tecnologia no mercado de trabalho, levando inovação para os mais variados setores da indústria. Fale com um de nossos especialistas.