Não importa o quanto você seja reticente em relação à importância dos AGVs para o ambiente de fabricação. Eles continuam superando as expectativas, trazendo muito mais rentabilidade em diversos setores da indústria.
Porém, reconhecer a sua empregabilidade em um determinado setor, é tarefa para qualquer empreendedor que visa um crescimento exponencial do seu negócio.
Quer saber se os AGVs são adequados para o seu ambiente de fabricação? Acompanhe mais um material feito pelos especialistas da SINOVA!
Para que um AGV consiga executar suas tarefas com a maior taxa de êxito possível, será necessário ter um ambiente controlado — sendo bem direto e reto.
— “Mas o que seria um ambiente controlado?”
O AGV é um veículo que segue um caminho pré-determinado, correto? Ele é, basicamente, como um trem: segue uma trilha, entregando cargas do ponto A ao ponto B.
No caso do AGV, ele segue linhas demarcadas com sensores magnéticos ou ópticos. Portanto, é necessário realizar uma estrutura para que ele execute uma tarefa com precisão.
E para obter o melhor do AGV a longo prazo, também é fundamental não alterar a estrutura com frequência. Pois, além de correr o risco de danificar os sensores presentes nas linhas, você pode afetar a produtividade do veículo.
Ambientes de fabricação que possuem mudanças constantes em sua estrutura, podem enfrentar maiores dificuldades em relação à manutenção e produtividade do equipamento.
Porém, nada que um bom planejamento e uma demarcação prévia das rotas do AGV possam resolver.
Imagens: AGV Sinova em área externa do Centro de Distribuição. Crédito da Imagem: Sinova
Como falamos acima, o AGV necessita de um ambiente controlado — é basicamente a única exigência do veículo.
Se o seu ambiente é controlado e possui estrutura para recebê-los, não há problema algum em realizar este investimento para o seu negócio.
Veja abaixo como preparar o seu ambiente para receber os AGVs:
Antes de tudo, você precisa se certificar que sua logística interna é compatível com a utilização dos AGVs.
Atualmente, na grande maioria das empresas, já existem alguns sistemas de automatizados de logística. Isto é, muitas utilizam um ERP (planejador de recursos empresariais) ou um WMS (sistema de gestão para armazéns).
Para que o AGV produza com excelência, é de suma importância integrá-lo a estes sistemas o quanto antes.
Seja qual for o peso total das cargas movidas pelo veículo, ele poderá atender suas necessidades, sem problemas.
Porém, para escolher o AGV correto para o seu negócio, é preciso ter planejado o peso e volume de cargas transportadas.
Encontrar o veículo perfeito para suas operações pode se tornar o grande diferencial competitivo da sua empresa.
Pois além de diminuir os recursos utilizados com mão de obra humana, ele otimiza o tempo gasto na execução das tarefas e possui fácil manutenção.
Nem toda mudança pode ser bem vista em um primeiro momento, não é mesmo?
Explicar a real utilidade do produto e as facilidades que ele pode trazer para todos os colaboradores, é apenas o começo da mudança cultural necessária para a implementação correta do veículo.
Realizar um treinamento com os seus colaboradores pode ajudar e muito na absorção e na boas-vindas ao “novo colega de trabalho”.
Agora que você já sabe quais os ambientes mais indicados para a implementação do AGV, entre em contato com a SINOVA!
Estamos aqui para entregar o que há de melhor em transporte de cargas internas. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções personalizadas para sua indústria!