A automação de processos industriais — também conhecida como Automação Industrial — possui recursos que auxiliam as empresas a terem processos mais eficientes e produtivos.
Toda boa gestão deve conseguir identificar quando uma fábrica possui processos-chave que precisam de melhorias para encontrar as formas mais eficazes de aplicar a automação industrial.
Se você desenvolver um plano muito detalhado e eficiente de aplicação de equipamentos para automatizar processos, poderá tornar o planejamento o grande diferencial competitivo do seu negócio.
Porém, para chegar nesse ponto, você precisa entender um pouco mais sobre automação industrial. Fique com o mais novo artigo da SINOVA e conheça nossas soluções para a sua indústria!
Desde o início da Revolução Industrial, o objetivo central das máquinas tem sido tornar os processos cada vez mais eficientes.
A automação de processos industriais existe para melhorá-los ainda mais e reduzir custos, aumentar a repetibilidade das funções e reduzir a chance de erros no processo produtivo.
A automação de processos é abrangente, desde portas e elevadores eletrônicos até robótica em linhas de produção.
Para colocar isso em prática, os profissionais da área utilizam equipamentos projetados para aumentar a eficiência do processo de fabricação, produzindo produtos de alta qualidade e reduzindo custos.
Antes de tudo, você não pode confundir automação industrial com instrumentação em indústrias.
Mesmo que eles tenham particularidades semelhantes, seus objetivos são completamente opostos.
A ideia principal por trás da automação é deixar os processos cada vez mais automáticos, autônomos e independentes — tornando o fator humano o menor possível.
É justamente neste ponto que entram os AGVs (veículos guiados automaticamente) da SINOVA.
Confira alguns dos benefícios de automatizar a sua indústria, juntamente dos nossos veículos:
Quando a demanda do mercado aumenta, as empresas tendem a contratar mais funcionários para manter a produção na maior parte do tempo — muitos chegam a até três turnos diários.
Mesmo assim, as fábricas às vezes precisam interromper a produção, como no caso de manutenções e feriados.
Como os processos industriais são automatizados, é possível manter a produção 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano sem contratar mais funcionários e, em muitos casos, expor os trabalhadores a ambientes de trabalho insalubres ou perigosos.
Dessa forma, os funcionários podem ser atribuídos a outras funções, longe da produção ou exigindo menos processos no chão de fábrica.
Atualmente, os AGVs foram integrados nos mais variados processos produtivos e são utilizados não apenas para a movimentação, transferência e armazenamento de produto, mas sim para otimizar o tempo de produção, poupar energia, melhorar o espaço na logística empresarial, além de aumentar a segurança na movimentação das cargas.
Com menos uso humano, prejudicial às máquinas que controlam o processo, o fator de erro humano também diminuiu.
Os AGVs têm poucas necessidades — na verdade, eles não descansam, comem e nem vão ao banheiro.
Ao programar uma função, o veículo irá executá-la com alto grau de repetibilidade e precisão até que alguma manutenção seja necessária.
Isso resulta em produtos de maior qualidade e menos desperdício de matéria-prima.
Agora que você já sabe quais os melhores sistemas de automação para a sua indústria, que tal entrar em contato com a SINOVA?
A SINOVA agradece sua visita! Até a próxima!