A otimização de processos na intralogística pode ser realizada com a ajuda de veículos autoguiados (AGVs). Em muitos casos, essas frotas automatizadas são implantadas em áreas definidas no armazém para a movimentação de cargas.
A mudança digital, a concorrência global e a crescente diversidade de variantes com tamanhos de soluções flutuantes exigem uma produção flexível.
Os fatores-chave para atender a esses requisitos são a conectividade, a flexibilidade dos processos de produção industrial e o uso de ferramentas que otimizem os processos.
O AGV é uma solução inovadora para o futuro em tempos de digitalização e Indústria 4.0, além de garantir um produto permanente, flexível e um fluxo de mercadorias mais confiável em intralogística.
Com os veículos autoguiados, uma empresa conta com uma melhora significativa na automação e pode resolver os problemas complexos no fluxo de produção e movimentação.
A intralogística está se desenvolvendo com conceitos como a digitalização e a automação de processos.
Para esse fim, a introdução de um veículo autoguiado requer boa organização e planejamento. Uma vez implementados, conseguem mover grandes volumes de material de maneira repetitiva.
Os AGVs são usados em uma variedade de aplicações, como para transportar matérias-primas como metal, plástico, borracha ou papel.
Por exemplo, podem transportar matérias-primas desde o recebimento até o depósito ou entregar materiais diretamente às linhas de produção.
Os veículos autoguiados entregam de forma consistente e confiável as matérias-primas necessárias sem intervenção humana, garantindo que as linhas de produção sempre tenham os materiais de que precisam sem interrupção.
Além disso, os AGVs são usados em aplicações de trabalho em processo e com produtos acabados para apoiar linhas de produção ou fabricação.
Em aplicações de fabricação, esses equipamentos movem materiais ou peças do armazém para as linhas de produção ou de uma estação de trabalho para outra, proporcionando movimentação repetitiva e eficiente.
Sem os AGVs, o fluxo interno pode ser interrompido quando as linhas de processamento ficam sem materiais.
A fabricação é então atrasada enquanto um colaborador recupera os materiais necessários do setor de armazenamento e os transporta para a linha de produção.
Os veículos autoguiados também são usados no manuseio de entrada e saída para reabastecimento e separação.
Assim, podem ser usados para transportar os itens dos locais de recebimento ao armazenamento ou até o setor de separação visando reabastecer o estoque.
Mover o estoque do armazenamento de longo prazo para os locais de separação garante que os itendes adequados esteja acessíveis aos separadores, tornando o processo de separação de pedidos mais eficiente.
Os AGVs, como robôs móveis colaborativos, auxiliam no processo de separação, orientando os colaboradores do armazém e transportando pedidos separados para estações de trabalho, de embalagem e expedição.
Os AGVs avançaram tecnologicamente e há uma série de vantagens em utilizá-los para otimizar os processos na intralogística.
Os veículos autoguiados são uma solução inovadora em tempos de digitalização para garantir um fluxo de mercadorias mais confiável em intralogística.
Afinal de contas, possibilitam atender às demandas de produtos cada vez mais variáveis em números de lotes pequenos e condições de produção em constante mudança.
Da mesma forma, ajudam durante o fornecimento de mercadorias just-in-time, permitindo tempos de produção curtos e otimizando a utilização de estações individuais, o que resulta em alta disponibilidade.
O AGV pode ser usado para otimizar o fluxo interno de materiais, bem como toda a cadeia de valor agregado. Dependendo do tipo, mercadorias de diferentes pesos podem ser movimentadas de forma autônoma pelo armazém.
Portanto, os sistemas de transporte guiados automatizados são a resposta inovadora ao fluxo interno de materiais do futuro.
Quer saber mais sobre o assunto? Recomendamos a leitura do artigo Saiba como otimizar processos com robôs móveis.
Os veículos autoguiados da SINOVA permitem o transporte de mercadorias de forma inovadora e ajudam a otimizar os processos na intralogística. Eles realizam tarefas de logística de forma autônoma e cooperativa.
Os AGVs reconhecem os obstáculos por conta própria com seu scanner de segurança integrado, que lhes permite desacelerar e parar.
Se a rota continuar ocupada por outro veículo, o AGV pode alternar para o modo de economia de energia e informar que a rota já está ocupada.
A SINOVA pode ajudar sua empresa com seus veículos autoguiados e periféricos para robôs industriais.