Graças à chegada do conceito de indústria 4.0, os gestores de armazéns estão tendo a oportunidade de inovar seus processos logísticos de forma mais produtiva.
Isso não quer dizer somente custos reduzidos ou mais segurança, mas também mais produtividade e agilidade nos processos.
Em relação aos colaboradores, eles podem ser realocados em tarefas mais estratégicas do negócio por causa da automatização de tarefas repetitivas e pesadas.
Neste artigo vamos explicar mais sobre a importância da automação da linha industrial e como ela impacta de forma positiva a sua empresa.
São muitas as vantagens para as linhas de produção e movimentação de materiais que vem à nossa cabeça quando falamos em automação industrial.
Além de aumentar a competitividade da empresa perante o mercado e operar de forma inteligente, uma linha de produção automatizada tem diversos benefícios:
Essas são apenas alguns dos pontos positivos que a automação industrial traz, garantindo para a empresa a chance de fechar novos negócios, já que conta com processos mais otimizados.
Como falamos, a automação industrial traz diversas vantagens para a operação logística como um todo. As fábricas inteligentes têm como meta maximizar a eficiência operacional das indústrias e armazéns.
No entanto, é analisando os resultados da empresa que é possível ver impactos de uma linha de produção industrial automatizada.
Em um local onde há movimentação de matérias e produção de produtos, o uso de AGVs traz mais rapidez para os processos logísticos, já que as tarefas são executadas com perfeição e durante 24 horas por dia.
O uso de um sistema de veículos autoguiados é com certeza a solução que traz mais impactos na linha de produção.
Um dos principais impactos da automatização da linha de produção industrial é que os robôs autoguiados podem ser configurados de forma precisa para a realização de cada tarefa.
Quando comparamos com o trabalho realizado por humanos, os produtos fabricados e transportados por AGVs mantêm um padrão igual, aumentando ainda mais a qualidade dos processos. No trabalho feito manualmente, no entanto, os padrões de qualidade variam.
As falhas e erros operacionais caem drasticamente com a automatização da linha de produção industrial. Isso faz com que a matéria-prima seja melhor aproveitada, reduzindo desperdícios desnecessários.
Outro ponto é a redução de custos com excesso de colaboradores. Por exemplo, uma tarefa que é feita de forma contínua por múltiplos funcionários pode ser executada por um simples AGV.
A automação da linha industrial traz um nível maior de segurança para todos os colaboradores. Pelo fato de realizarem tarefas mais pesadas, as máquinas proporcionam a prevenção de acidentes.
Um ótimo exemplo são os AGVs, que realizam a movimentação de cargas que podem ter um peso elevado ou conter substâncias tóxicas para humanos. Como há pouca interação entre funcionários e robôs, a taxa de acidentes diminui consideravelmente.
A SINOVA sabe da importância que as tecnologias trazem para indústrias e armazéns. Você pode contar com nossa ajuda para te ajudar a ter mais competitividade no mercado e mais produtividade nos seus processos.